Comissão de Mobilidade Urbana debate Integração dos Sistemas de Transportes Municipais e Transcol
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Vitória, presidida pelo vereador Wanderson Marinho (PSC), recebeu nesta quarta-feira (19/02), o gerente de Transportes Léo Carlos Cruz, da Secretaria Estadual de Transportes (Setop), para tratar do tema da Integração dos Sistemas de Transportes Municipais e Metropolitanos (Transcol). O sub-secretário municipal de Transportes, José Eduardo também participou da reunião.

Leo Carlos Cruz, representante da Setop, explicou as premissas iniciadas há mais de 20 anos, para haver a integração metropolitana no transporte municipal, e desde então foram adotadas várias medidas e ações, sendo a mais concreta entre elas a criação do bilhete único, que permite que os passageiros possam utilizar os ônibus metropolitanos ou municipais de sua conveniência. “O que falta fazer é que esse cartão represente um pagamento de tarifa para todos os usuários do transporte Coletivo”, explicou. Ele acrescentou que os requisitos legais para efetivar a integração.

“Resta as equipes técnicas discutir com a sociedade a melhor forma disso acontecer e já estamos trabalhando nesse sentido. Temos uma consultoria trabalhando no desenvolvimento de estudos técnicos e operacionais”, afirmou Leo Cruz, que se colocou à disposição para os esclarecimentos dos vereadores.

Max da Matta manifestou-se perguntando quando a integração será posta em prática efetivamente e se haverá linhas alimentadoras e troncais e se há estudos sobre a criação de corredores exclusivos. O gerente da Setop respondeu que o propósito do governo estadual é iniciar o novo modelo ainda esse ano, principalmente em Vitória e depois em Vila Velha. “Também será necessário debater o projeto com a sociedade. Mas o governo pretende sim trabalhar com faixas exclusivas em Vitória e corredor exclusivo em Vila Velha. Há muitos detalhes para serem considerados, mas estão em estudo ainda”, explicou Leo Cruz.

Em seguida, o vereador Davi Esmael (PSB) questionou o gerente da Setop sobre a integração do sistema Porta a Porta e o Mão na Roda. O vereador defende a continuidade do serviço, mesmo com a integraÇão. “Iremos recorrer judicialmente contra o fim desses serviços, e não aceitaremos retrocessos sociais. Não admitiremos também o fim de nenhuma gratuidade”.

Outros temas foram tratados durante a reunião, que extrapolou o tempo regimental e os participantes concordaram com a realização de uma reunião extraordinária, a ser realizada em data propícia, para continuar debatendo o tema.

A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB), que fez ponderações sobre em nome das comunidades mais carentes, para que elas não sejam predicadas com as mudanças, mas reconheceu que o atual serviço prestado não beneficia a população, sendo necessário adotar medidas que atendam melhor os usuários de ônibus.

Estiveram presentes, além do presidente e dos vereadores citados, os parlamentares Cleber Felix (PP), Denninho Silva (Cidadania), Roberto Martins (PTB) e Leonil (Cidadania).

Texto Mágda Carvalho
Foto: Rhuan Alvarenga