Parlamentares são empossados nesta sexta-feira

O novo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), a vice Capitã Estéfane da Silva Franca Ferreira  (Republicanos) e os 15 vereadores eleitos para compor a 19ª Legislatura da Câmara de Vitória  (2021-2024) tomaram posse nesta sexta-feira (01/01), em uma Sessão Solene de Instalação híbrida no Plenário Maria Ortiz, do Palácio Atíllio Vivácqua, iniciada às 17 horas. O Prefeito e a vice-prefeita foram empossados de forma remota (virtual), e os vereadores de forma presencial, em função das normas sanitárias estipuladas para evitar a propagação de casos de covid-19, logo após a posse presencial nos 15 parlamentares eleitos.  Também participaram da solenidade, de forma remota, o presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Rodrigo Chamon, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) Erick Musso, e a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Cristine Samorini.

Assista a posse aqui.

A abertura da solenidade presencial teve início e foi conduzida pelos vereadores Denninho Silva (Cidadania), o parlamentar mais votado neste pleito - conforme prevê o Regimento Interno -, e a vereadora Camila Valadão (PSOL), a segunda mais votada, e também o secretário de governo Roberto Carneiro, representando todo o secretariado da nova Administração. Na sequência, conforme prevê o regimento foram empossados e os 15 parlamentares: Aloísio Varejão (PSB); Anderson Goggi (PTB); André Brandino (PSC);  Armandinho Fontoura (Podemos); Camila Valadão, (PSOL) Davi Esmael (PSD); Dalto Neves (PDT); Delegado Piquet (Republicanos), Denninho Silva (Cidadania); Duda Brasil (PSL), Karla Coser (PT), Luiz Paulo Amorim (PV); Gilvan Patriota (Patriota); Mauricio Leite (Cidadania) e Luiz Emanuel (Cidadania).

Na sequência, foi realizada a posse do prefeito Lorenzo  Pazolini  que tem 38 anos, é casado, formado em Direito, ex-auditor público e antes de ocupar a prefeitura era Deputado Estadual. Após o ritual e juramento, Pazolini fez um discurso remoto breve em que afirmou que quando se trata de eleições, "não há perdedores, e quem vence é o processo eleitoral, em nome da democracia". "Vamos precisar trabalhar com todos que quiserem e que amem esta cidade, pois a capacidade de investimento da cidade é praticamente zero", disse ele. "Para mudar essa realidade, vou trabalhar ouvindo muito os secretários, subsecretários, gerentes e o nosso povo.  Vamos buscar as parcerias, com portas e corações abertos, e com muita humildade.  O nosso papel agora é escolher auxiliares, pessoas qualificadas, que tenham experiência,  para que possam nos ajudar. Vamos ter a humildade de trazer à Vitória exemplos e modelos que já deram certo, adaptados à nossa realidade”,  completou.

Em seguida, foi a vez da vice Capitã Estéfane, como é mais conhecida, que agradeceu a todas as pessoas que confiaram no seu trabalho e permitiram que ela contribua com a história de Vitória. “Essa é uma honrosa oportunidade de deixar a minha marca em nossa sociedade e agradeço a todos que confiaram na minha personalidade.”. 

Depoimentos dos convidados - O conselheiro presidente do Tribunal de Contas, Rodrigo Chamon, também em participação remota, parabenizou todos os empossados e principalmente o prefeito Lorenzo Pazolini e a vice-prefeita e lembrou o desafio que todos terão pela frente em função da gravidade do quadro de pandemia e a responsabilidade fiscal que será necessária para a gestão dos gastos públicos.

Na sequência, o presidente da Ales, Erick Musso reforçou a necessidade de enfrentar a pandemia e retomar o diálogo entre as instituições. Também destacou o protagonismo feminino, citando as duas vereadoras e eleitas e, em especial, a vice-prefeita, para auxiliar a nova Administração rumo ao diálogo e bem estar da população, “Com ação, diálogo, seriedade e fé no nosso prefeito, na nossa vice, no secretário de governo Roberto Carneiro, que, junto com todos os parlamentares e em benefício dos servidores e moradores vão fazer o melhor para que Vitória seja a melhor cidade desta nação”, encerrou.

A terceira a discursar foi a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Cristine Samorini, que após as saudações rituais a todos, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade e o papel das indústrias capixabas, destacando a intenção do Sistema Findes de trabalhar, via Senai, com a questão educacional, e, em parceria com o governo do Estado, para o enfrentamento dessa etapa da Pandemia.  “Me coloco a disposição de vocês”, encerrou.

Na sequência, o vereador Denninho Silva, que presidiu o início da solenidade, fez o seu discurso conclamando que haja entre todos os novos parlamentares respeito, colaboração, parceria e união.  “Retornaram os vereadores que tiveram seu trabalho e sua atuação reconhecidos pelo povo. Meu muito bem-vindos a todos vocês. Agora, nosso Prefeiro é o delegado Pazolini, e é ao lado dele que devemos caminhar para melhorar essa cidade. Agradeço a Grande Goiabeiras e a Vitória por estar aqui, pois todos sabem os sofrimentos que passei, doente. Mas vamos em frente para o bem de Vitória”, agradeceu.

Eleição da nova Mesa Diretora – Como houve apenas uma chapa única, com doze assinaturas protocoladas, foram eleitos para compor a nova Mesa Diretora os vereadores Davi Esmael (PSD), presidente; 1º vice-presidente André Brandini (PSC); 2º vice-presidente Duda Brasil (PSL); 3º Gilvan Patriota (Patriota); o 1º secrtário Dalto Neves (PDT), 2º secretário Luiz Emanuel (Cidadania) e 3º Secretário Delegado Piquet (Republicanos). 

Comissão - Também foi eleita a Comissão representativa para atuar no período de recesso parlamentar no mês de janeiro. Foram escolhidos os vereadores: Leandro Piquet (Republicanos), Armandinho Fontoura (Podemos), Gilvan (Patriota), Duda Brasil (PSL) e Andre Brandino (PSC). 

Vereadores empossados:

Aloísio Varejão (PSB)

Aloísio Varejão nasceu em Vitória em 15 de fevereiro de 1965. Formou-se em Contabilidade.

“Eu não estou aqui para dificultar, mas para somar. Não vou estar na subserviência, estarei desempenhando meu papel que é de fiscalizar, tanto essa Casa, quanto o Poder Executivo. Todos os projetos que forem bons para os munícipes, terão meu apoio”.

Anderson Goggi (PTB)

Anderson Goggi Rodrigues nasceu em Vitória em 09 de maio de 1981. Formou-se em Administração.

“Estamos vivendo uma guerra, cujo adversário é invisível; o covid. E quando acabar o covid, teremos o problema mental que as pessoas estão vivendo por conta do desemprego, então, temos que estar unidos. Temos que trabalhar geração de emprego e renda”.

Andre Brandino (PSC)

André Brandino Pego nasceu em Rio Bananal em 14 de março de 1981. É comerciante.

“Essa Casa pode contar comigo nos projetos que tenham definições coletivas e que não sejam projetos que excluam, seja por cor ou por gênero. Projetos que tenham fins que sejam de construção, para melhoria do munícipe, podem contar comigo. Serei um aliado, mas não um alienado”.

Armandinho Fontoura (Podemos)

Armando Fontoura Borges Filho nasceu em Vitória em 25 de julho de 1991. É empresário.

“Quero dizer à minha base, a Praia do Canto, que tem aqui seu representante e que hoje, é um vereador de toda a cidade. Me pautarei, como sempre conduzi minha vida pública: entrando com ações populares, fiscalizando o Executivo, o Legislativo, e cobrando melhorias em prol da comunidade”.

Camila Valadão (PSOL)

Camila Costa Valadão nasceu em Vitória em 29de agosto de 1984. É assistente social.

“Tomando posse como a primeira vereadora negra eleita, carrego comigo uma multidão, uma história ancestral, de passos longínquos, trilhados a muitos pés. Nosso mandato será ponte para que outras mulheres ocupem essa tribuna e possam decidir sobre suas vidas. Nosso mandato é coletivo”.

Dalto Neves (PDT)

Adalto Bastos Neves nasceu em São Mateus em 30 de setembro de 1968. É advogado e corretor imobiliário.

“Na gestão passada tentei fazer uma vereança contribuindo com o Executivo por entender que quando dois Poderes brigam, quem perde é a população. Vou fazer meu papel de fiscalizador, mas contribuir com o Executivo para o crescimento de Vitória”.

Davi Esmael (PSD)

Davi Esmael Menezes De Almeida nasceu em Vitória em 26 de maio de 1982. Davi Esmael é advogado e corretor de imóveis.

“É hora de união. Há diferenças ideológicas naturais em um Parlamento, mas tenho certeza que a cidade nos une. O desafio que está posto exigirá a união do Parlamento Municipal para que ele se apresente à cidade como Poder independente e ao mesmo tempo, harmônico.”

Delegado Piquet (Republicanos)

Leandro Piquet De Azeredo Bastos nasceu no Rio de Janeiro em 08 de outubro de 1982. É Policial Civil.

“Dois mil e vinte um é o ano da cura. Da cura dos problemas políticos, da doença, do desemprego, das diferenças. Vamos construir isso juntos com muita paz, muita humildade e discernimento. Estamos aqui para fazer a diferença.”

Denninho Silva – (Cidadania)

Denner Januário da Silva nasceu em João Pessoa em 23 de Janeiro de 1983.

“Vereadores, precisamos de união. Quem nos elege é o povo e quem nos traz de volta é o povo. Precisamos dar uma resposta à população que tem sofrido com luto e desemprego. Precisamos iniciar nessa Casa pós-pandemia pautas importantes. Teremos muito trabalho pela frente!”

Duda Brasil (PSL)

Antonio Eduardo Oliveira Santos nasceu em Ilhéus em 13 de junho de 1970. É desportista e participou da Seleção Brasileira de Beach soccer.

“Quero agradecer a Deus por todas as bênçãos. Inclusive por estar aqui hoje, diante de todo esse problema de saúde, da covid, que vem atacando. Depende de cada um ser obediente, usar máscara e evitar aglomeração. Vamos contribuir com propostas para a cidade de Vitória”.

Gilvan Patriota (Patriota)

Gilvan Aguiar Costa nasceu no Rio de Janeiro em 24 de setembro de 1976. É servidor público federal.

“Reconheço que estou aqui para servir, sou empregado de toda a população. O que eu puder contribuir com a Segurança Pública, podem contar comigo. Espero uma cidade segura, onde marginal seja tratado como marginal. Aqui defenderei os valores cristãos, de família, as crianças”.

Karla Coser (PT)

Karla Silva Coser nasceu em Vitória em 23 de agosto de 1990. É advogada.

 “Aprendi nos últimos anos que a fé nos move. Botei fé que é por meio de políticas públicas que transformamos a vida de meninas e mulheres, que é no coletivo que chegaremos às melhores soluções para a cidade. Botei fé que é possível mudar os rumos da História e por isso fui eleita”.

Luiz Emanuel (Cidadania)

Luiz Emanuel Zouain da Rocha nasceu em Afonso Cláudio em 30 de dezembro de 1961. Formou-se pela UFES como professor de Matemática. O vereador já atuou no Poder Legislativo Estadual e Federal. Luiz Emanuel defende a Educação, Direitos Humanos, animais, cultura e meio ambiente.

Luiz Paulo Amorim (PV)

Luiz Paulo Rodrigues de Amorim nasceu em Alfredo Chaves em 18 de junho de 1954. Luiz Paulo Amorim é graduado em Economia e aposentado da Cesan. Luiz Paulo Amorim iniciou sua trajetória política em 1988 ao ingressar no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Foi eleito vereador em 2001 a 2004 e suplente em 2013. Em 2016 a 2020 foi vereador pelo Partido Verde (PV).

Maurício Leite (Cidadania)

Mauricio Soares Leite nasceu em Cachoeiro do Itapemirim em 16 de agosto de 1957. É comerciante.

“O problema não é hoje, é pós pandemia. Problema com a educação, com o desemprego e nós, com essa responsabilidade de olhar pela cidade como um todo. São doze anos fora da Câmara, mas com muita vontade de trabalhar e fazer o melhor por nossa cidade”.
 


Texto: Fátima Pittella e Mágda Carvalho 
Fotos: Mariana Duarte 

Departamento de Comunicação:
Diretora: Nadine Alves
Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella
Fotógrafa: Mariana Duarte
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com

 

Data de Publicação: sexta-feira, 01 de janeiro de 2021

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria