Secretaria de Saúde de Vitória fala sobre combate à Covid

A secretária de Saúde do Município, Thais Cohen Azoury apresentou um painel do combate à Covid e as perspectivas de vacinação nesta terça-feira (16/02) na Câmara de Vitória. Ela foi convidada pelos vereadores da Comissão de Saúde. O secretário executivo de Saúde, Eduardo Gava também participou.

Thais Cohen Azoury traçou um levantamento de como a pandemia evoluiu no Estado. “A pandemia já demonstra alguma desaceleração, mas não podemos dizer que estamos saindo da onda. De qualquer forma, nossos serviços estão todos treinados e preparados para dar esse suporte”, asseguro a secretária.

“Temos que trabalhar prontos e não deixar para preparar no momento em que chega a situação. Não podemos ser reativos”, alertou.

Sobre a vacinação, ela relatou que foram aplicadas 19 mil doses e nesta quarta-feira (17/02) será iniciada a aplicação da segunda dose. “No primeiro momento será para profissionais de saúde acima de 60 anos, depois, gradativamente, para profissionais de saúde para abaixo de 60 anos e idosos acima de 85 anos”. afirmou.

O vereador Anderson Goggi (PTB) perguntou se tem como fazer o agendamento sem ser online. A secretaria esclareceu que está trabalhando também com a assistência domiciliar, que não precisa de agendamento virtual. “As unidades de Saúde têm a listagem dos idosos por faixa etária. Além disso, as pessoas podem ligar informando se houver idoso nas condições especiais e solicitar a vacinação em domicílio”, disse Thais.

Em relação ao plano de vacinação, a secretaria destacou que o município vai aplicar as doses de acordo com as unidades de vacina recebidas. “A previsão é que em março e abril vacinaremos os idosos e, a partir de abril, vacinaremos as pessoas com comorbidades”.

Para isso, a Secretaria conta com 28 salas de vacinação preparadas. “Atualmente a vacinação está concentrada em cinco salas e dois postos volantes. Em outra etapa, podemos ampliar para drive-thru, talvez em abril. Temos que estar atentos para não mobilizarmos uma infraestrutura sem ter material de trabalho, porque são gastos públicos”, ressaltou.

O vereador Duda Brasil (PSL) lembrou que a Câmara também é um espaço público com estacionamento no qual poderia ser feita a vacinação.

Davi Esmael (PSD) questionou como a secretaria tem feito para controlar as pessoas que furam a fila da vacinação. A secretária afirmou que está dando publicidade sobre cada faixa que está sendo vacinada e exigido a documentação. Caso a pessoa não apresente a documentação correta, ela não é vacinada. “Além disso, toda semana é feita uma fiscalização por amostragem”, disse Thais.

Estiveram presentes os vereadores: Duda Brasil (PSL), Anderson Goggi (PTB), Davi Esmael (PSD), Andre Brandino (PSC) e Luiz Paulo Amorim (Cidadania).

Texto: Fátima Pittella
Imagem: Gessica Amâncio