A inclusão também na diversão

A brincadeira inclusiva é aquela que abre espaço para todas as crianças, quer com necessidades especiais ou não. As crianças com deficiência têm direito a usufruir de todo tipo de brincadeira. No convívio com os amiguinhos, a criança com deficiência deixa de ser excluída e sua acolhida contribui para a construção de uma visão inclusiva. A brincadeira inclusiva reduz as diferenças. Garantir que o processo de inclusão flua da melhor maneira é uma das responsabilidades da equipe do meu mandato como vereador e para isso é importante ter conhecimento e condições para aplicá-lo no dia a dia. O princípio de inclusão dessas crianças parte dos direitos de todos à socialização, independente das diferenças individuais.

Com este pensamento de promover a inclusão e garantir diversão e lazer para todas essas crianças, em 2018, como Secretário de esportes e lazer, trouxe para Vitória a instalação de kits de brinquedos acessíveis para melhorar a qualidade de vida das crianças com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo dos brinquedos é integrar crianças com e sem deficiência, realizar terapia ao ar livre e lazer. As crianças nem sabem que os brinquedos têm finalidades diferentes, veem algo diferente e quer experimentar. A instalação dos primeiros kits de brinquedos acessíveis é composta por quatro estruturas, todas em aço inox, desenvolvidos especialmente e de forma segura para crianças e jovens com deficiência, reúne carrossel, gangorra, balanço vaivém e balanço especial, tem o prazo de entrega de 10 dias e já foi feita no Parque Moscoso, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), no Campo do Hi-Fi, em Goiabeiras e na praça Stela Coimbra, em Santo Antônio. Até o fim do ano, 21 locais de Vitória contarão com brinquedos acessíveis.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Através da brincadeira compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ser gentil, a ganhar e perder, desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. Na brincadeira a criança se expressa e isso não é diferente para as crianças com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, afinal, toda criança brinca, não importando quão severa é a sua deficiência.

Waguinho Ito (PPS) é vereador  de Vitória

Data de Publicação: segunda-feira, 27 de maio de 2019