Câmara recebe secretário da Central de Serviços para tratar sobre piers e decks

A Comissão de Obras e Serviços da Câmara de Vitória, presidida pelo vereador Armandinho Fontoura (PODE), recebeu, nesta quarta-feira (05/05), o secretário municipal da Central de Serviços, Leo Formigão, no Plenário Maria Ortiz, em reunião ordinária, para tratar do tema “Piers e Decks na Capital”. Também participaram da reunião os vereadores André Brandino (PSC), Duda Brasil (PSL) e Maurício Leite (Cidadania).

O secretário Leo Formigão agradeceu a oportunidade para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Central de Serviços às comunidades de Vitória, tendo como destaque, nesta oportunidade, os piers e decks de Vitória, que foram recentemete vistoriados pelos vereadores da Comissão dentros das atividades do programa Fiscaliza Vitória.

“Este é o momento certo para dar esclarecimento quanto ao tema, e sobre a continuidade de um assunto tão importante para a cidade”, disse o secretário. “Desde o início do mandato fizemos levantamentos de contratos referentes à Central de Serviços. Entre eles está o que envolve piers e decks, cuja construção exige atividades permanentes, pois exige manutenção. Iniciamos a visita aos locais no dia 06 de janeiro para avaliar os serviços necessários, tanto de obras concluídas como em execução. Contactamos a empresa responsável sobre paralisações, ocorridas em função do reajuste dos preços de material ocorridos nesse período, o que levou a contratada a pedir um percentual de reequilíbrio contratual”, explicou o secretário.

Obras – Citada como exemplo, só a madeira de lei, Parajú, a mais adequada para obras em decks em termos de durabilidade, teve um aumento inesperado de 162% no período da pandemia. O secretário Leo Formigão informou que, após as devidas análises técnicas do contrato, em função do aumento nos valores dos insumos, foi confirmada recentemente uma repactuação contratual com a empresa responsável, que permitirá a normalização das atividades.

Os trabalhos serão retomados a partir do próximo dia 24/05, com foco na conclusão da obra em andamento na Praça Dom João Batista, em São Pedro, que terá prazo para finalização de 60 dias, incluindo a pintura adequada e também a sinalização. Em seguida serão realizadas obras na Praça do Papa e outras na Praia de Camburi. Veja a íntegra da reunião aqui.

O secretário Leo Formigão também prestou informações sobre outras atividades realizadas nas diversas regionais de Vitória, que incluem a necessidade de uma reavaliação orçamentária, em função do aumento dos insumos. O secretário citou um aumento de 300% nos valores de cobre e ferro e tratou também da questão do Projeto Noroeste, que envolve obras da região do Cais do Avião à de São Pedro, entre outros temas. “O assunto está sendo tratado com muita responsabilidade por nossa equipe, em negociação com o Executivo Municipal, pois as obras e manutenções são necessárias, e esperamos em breve encontrar uma solução que contemple a Cidade e os moradores das regionais”, afirmou o secretário.

Texto: Mágda Carvalho
Fotos: Luana Aarão